Home Empreendedorismo O que é mentoria e qual é a sua importância?

O que é mentoria e qual é a sua importância?

por Gabi Archetti

O que é uma Mentoria e qual é a sua importância?

 

Nos últimos anos, vêm crescendo expressivamente o número de cursos e programas destinados a potencializar a produtividade e a encontrar o sucesso, seja no âmbito profissional, familiar ou como indivíduo.

Um desses métodos é chamado de mentoria. A mentoria tem como objetivo ajudar as pessoas a atingirem seus objetivos mais rapidamente, através de diversas técnicas. É utilizada principalmente na área profissional, mas traz resultados de crescimento tanto profissionais, como pessoais.

A mentoria consiste em um método de transmissão de conhecimentos baseados em experiências. Ou seja, o mentor deve ser alguém que possui um grande conhecimento em determinada área (empreendedorismo, por exemplo) e tem a capacidade de enxergar onde aquela pessoa está errando, o que precisa ser melhorado, qual caminho será mais eficiente para que ela cresça e atinja suas metas.

 

Por que fazer?

 

          Se você sente dificuldades para alcançar seus objetivos e sente como se estivesse parado no mesmo lugar há muito tempo, talvez um programa de mentoria seja a solução para os seus problemas.

Mentoria é um esforço inteligente, é pegar a experiencia e a especialidade do mentor para acelerar e potencializar seus resultados!

          Através de técnicas diversas, seu mentor te ajudará a identificar quais são as suas dificuldades de crescimento e por que você não está “indo para frente”. Você enxergará as situações sob outras óticas, outros ângulos, e isso vai te auxiliar a encontrar novos caminhos para atingir seus alvos.

  A mentoria acelera a sua curva de aprendizagem, o que faz com que você conquiste resultados mais rapidamente. Com o tempo, observando os resultados que já atingiu, você se sentirá mais confiante para encontrar novas soluções, perceberá com mais facilidade onde precisa melhorar e mudará sua postura diante das dificuldades. A mentoria te ajuda a melhorar sua performance, a ser mais organizado, a render mais no trabalho, a ter foco e compromisso com suas missões. Você se sentirá mais motivado e cada vez que conseguir conquistar um resultado que almejava, mais animado e engajado você ficará.

A mentora trará a bagagem profissional e de vida que carrega e te mostrará que, assim como ele conseguiu ir longe, você também conseguirá. Quando você se identifica com seu mentor, seus resultados são ainda melhores porque você verá que existem exemplos vivos de pessoas parecidas com você, que saíram de onde você saiu, e chegaram onde você sonha tanto em chegar. Você verá que é possível.

Depois de um tempo, até mesmo as pessoas ao seu redor vão notar o quanto a sua produtividade aumentou e o quanto está mais motivado. Você saberá organizar seu tempo melhor, será mais produtivo e colherá os frutos dos seus avanços. Se você é proprietário de uma empresa, notará que sua nova performance vai resultar em melhores vendas. Se é empregado, perceberá que seu trabalho será mais bem reconhecido e poderá alcançar até mesmo uma promoção. Você terá tempo para dedicar à sua família, à vida profissional, ao lazer e tudo o que desejar viver.

 

Mentoria e Branding

          Nós já falamos um pouco sobre branding aqui . Se você está iniciando como empreendedora, precisa saber que branding é a gestão da sua marca e é muito importante para criar uma conexão com seu público.

Um bom branding aumenta a sua gama de clientes e melhora consideravelmente seu faturamento.

 

     Mas o que branding tem a ver com mentoria?

Essa relação se explica pela dificuldade que muitas vezes encontramos em nos destacar no mercado. Dependendo do ramo em que sua empresa atua, o número de concorrentes é enorme, o que torna difícil a tarefa de se destacar e conquistar o coração de mais clientes. Através do branding, sua marca ganha uma personalidade só dela, desperta sentimentos nas pessoas e faz com que seu público alvo prefira comprar o seu produto ou serviço, ainda que seja um pouco mais caro que o do concorrente.

     Mas como garantir que seu branding está bom o suficiente? É aí que entra a mentoria. Como o caminho do empreendedorismo é cheio de desafios, a melhor ajuda que você pode buscar é de alguém que já conhece este terreno. Um bom mentor entenderá as suas dificuldades e saberá exatamente onde você está errando e onde seu branding precisa melhorar. Ele transformará as pedras do seu caminho em oportunidades para sua empresa ir mais longe.

A mentoria vai te auxiliar a estudar sua empresa, o mercado onde ela atua e as características do seu público. Assim, ficará mais fácil traçar a personalidade de sua marca, o tom que ela usará ao falar com os clientes, os canais de comunicação por onde ela entrará em contato com o público, entre outras questões. Um mentor que já conhece essas estratégias e possui experiências reais em sua bagagem saberá exatamente como fazer tudo isso.

Você também aprenderá como melhorar a sua relação com o cliente, conhecerá estratégias para criar uma conexão imediata com o público, o que irá gerar sentimentos entre as pessoas e a sua marca. O laço criado com seu público será forte e você saberá como manter essa relação durante um longo tempo, para que o cliente antigo sempre volte a te procurar. A mentoria também vai te ajudar a saber como se portar diante de um consumidor em potencial que ainda não conhece sua marca e diante de uma pessoa que já é sua cliente.

É através desses treinamentos e auxílios que você conseguirá ir mais longe e muito mais rápido. Tenha em mente sempre que o mais importante é nunca parar, estar sempre buscando novos conhecimentos, novos aprendizados e novas formas de multiplicar seus resultados.

 

Quer saber mais sobre o assunto?
Sou Coach e Mentora de Branding  e Performance mande um email para contato@gabiarchetti.com.br

 

Gostou desse assunto? Espero que sim!!!

Beijos,

You may also like

Deixe um comentário